09/12/2011

Qual o melhor navegador de internet?


Navegadores
Esta é uma pergunta que rodeia a cabeça de muitas pessoas. Neste artigo eu mostrarei a minha opinião sobre qual o melhor navegador. Não cheguei a tal conclusão do nada, foi com muitos meses de testes para chegar a uma conclusão. Vamos ver mais:
Internet Explorer 8 e 9
Internet Explorer 9 - logo

Tive a oportunidade de testar o IE 8 e 9. Quer saber o que eu achei de diferença entre os dois? A aparência, apenas. O IE 9 ficou muito bonito e simples, mas a lentidão (porque eu não chamo aquilo de velocidade) ainda é a mesma. Nem tive a paciência de testa-lo como fiz com os outros, pois todos já sabem que o Internet Explorer não presta. Mesmo assim a maioria das pessoas ainda usam o IE, seja a versão 8 ou 9 e há quem diga também que ele é o navegador mais seguro. Eu mesmo não tenho paciência de está na internet com um navegador tão lento só por causa da segurança. Para isso existem os antivírus. Bem, deixemo-lo para lá e vamos para o próximo navegador.
Mozilla Firefox

Mozilla Firefox
Este já foi o melhor navegador, mas depois adotou o sistema de atualizações do Google Chrome que sempre tem novas atualizações. Mas com o Firefox isso não deu certo. No final de cada mês era lançada uma nova versão final do Firefox, que ao invés de ter alguma melhoria só teve coisas negativas. E essas atualizações constantes foram feitas para compensar a demora do lançamento da versão 4.0. Achava a Mozilla que estava fazendo boa coisa, pois além de animar novamente os usuários do Firefox iriam chamar a atenção dos usuários de outros navegadores com as atualizações constantes. Infelizmente não foi bem isso que aconteceu: o Firefox perdeu mais usuários do que ganhou. Muitas pessoas dizem que já não aguentavam mais o Firefox desde a versão 3.6, mas na minha opinião, ele só ficou ruim a partir da versão 5.0, que foi a primeira versão de atualização rápida que a Mozilla fez do Firefox. Até a versão 4.0 estava tudo bem.
Mas por que outras pessoas e eu não gostamos mais do Firefox? Porque ele começou a ficar lento e travando constantemente e a pior coisa é navegar na internet e ter longos e constantes travamentos atrapalhando o que você está fazendo, fora que para abrir e fechar abas é uma lentidão, ele fecha e abre abas tão devagar que termina mais uma vez (adivinha o que) travando.
Quem acompanha o Fique Sabendo! desde determinado tempo já deve ter percebido o quanto eu estou decepcionado com ele, por causa das críticas que faço a ele nos posts que divulgo as suas versões finais. O Firefox não era assim, eu navegava com várias abas abertas sem problemas nenhum até que ele ficou assim.
Então resolvi ir em busca de um “navegador navegável”, ou seja, um navegador digno de se navegar na internet, um navegador que preste.
Google Chrome
Google Chrome - logo
O Google Chrome foi a minha primeira opção para substituir o Firefox por causa dos grandes elogios. As pessoas dizem que ele é o melhor navegador, que ele é bom, que ele é rápido… Mas eu não gostei dele. Como eu disse acima, eu utilizo muitas abas abertas e também uso aquela função de quando fechar o navegador todas as abas serem salvas e muitas vezes só venho usar aquelas abas salvas semanas depois (e isso eu fazia com tranquilidade no Firefox até a versão 4.0). Então, o Google Chrome é um navegador rápido, ocupa pouquíssima memória, mas quando eu abro algumas abas ele começa a ter o mesmo problema do Firefox, começa a ficar lento para abrir e fechar abas e trava direto. E quais são as qualidades do Google Chrome? Cadê os elogios? Não vi nada de mais no Google Chrome. Ele é bonito, mas não é essa coisa toda. Ele pode ser rápido, ocupar pouca memória, ser bonito, ter muitos complementos, mas se trava com menos de 10 abas abertas para quê que eu vou ficar com ele como meu navegador?
Safari
Safari - logo
Nunca tinha testado o Safari antes. Ele é um navegador muito bonito, tem muito design e todas as páginas funcionam perfeitamente. A única coisa ruim que eu achei nele foi uma certa lentidão no carregamento da página, semelhante ao do Internet Explorer. Se ele melhorar isso, ele será um ótimo navegador com certeza. É meio complicado de mexer também, as suas configurações são um pouco diferente dos outros navegadores, mas acho que isso é só o costume. Veja também esta lista de coisas negativas do Safari:
Opera

Opera - logo
Este é o navegador que eu estou usando nos últimos meses e ele é muito bom. Ele possui muitos defeitos também que devem ser corrigidos com pressa, mas tirando esses erros – que são pequenos em relação aos travamentos do Firefox e do Chrome e a lentidão de carregar as páginas do Safari – ele é um ótimo navegador. Para mim ele é o melhor navegador de internet. Falarei mais sobre ele no próximo artigo. Para que você possa acompanhar seja o nosso seguidor, ou assine nosso Feed, ou seja um seguidor do nossoTwitter ou curta nossa página do Facebook. São várias opções para você ficar atualizado dos nossos novos artigos.
Bem, esta é minha opinião sobre os navegadores. E você, qual a sua opinião sobre qual é o melhor navegador?
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário