20/03/2012

Receba todas as atualizações de todos os seus contatos do Facebook

Corre no Facebook, já faz algumas semanas, um “evento” que visa conscientizar os membros sobre um estratagema da rede social para tornar o Feed de Notícias, a área que concentra as atualizações dos amigos, mais personalizada e direcionada.
Por padrão, o Facebook não exibe todas as atualizações de todos os contatos. O site usa alguns parâmetros para fazer uma filtragem sobre o que aparece e, do uso diário, nota-se queessas pessoas mais populares no Feed de Notícias são justamente as com quem mais nos relacionamos.
Não é preciso pensar muito para extrair as vantagens, para o Facebook, dessa abordagem. Ler coisas com as quais nos identificamos e, em tese, gostamos mais nos dá uma visão mais “feliz” do Facebook, nos condicionando a ficar mais tempo dentro do site.
IMPORTANTE LER, spam (do bem?) no Facebook.
IMPORTANTE LER, spam (do bem?) no Facebook. (Clique para ampliar)
Parece legal, mas como os algoritmos não são à prova de falhas, é bem capaz que alguma atualização importante e/ou alguém que você considera fique invisível a você dentro do Facebook. E ainda tem aqueles que, independente da proximidade, quer saber tudo de todos de quem é amigo lá.
O “evento” é louvável por mostrar essacaracterística praticamente oculta do Facebook. O problema está na forma de divulgação, uma deturpação da ferramenta Eventos. Especialmente porque, no final da mensagem (essa ao lado), o criador original,Jonny Harbison, pede que o “evento” seja repassado, gerando uma corrente digna das apresentações de slides (aka PPT) nos emails. Felizmente, agora você tem esse post para repassar aos seus amigos ;-)

Como eu faço para ver tudo no Feed de Notícias?

Você sabe que o Feed de Notícias tem um sistema de filtragem bastante eficiente, que exibe apenas um tipo de atualização, certo? Fica lá em cima, na seta do “Mais Recentes”.
Essa lista será dissecada num post futuro. Por ora, importa saber que ela permite filtrar o Feed de Notícias por tipo de atualização ou listas de contatos, criadas manualmente pelo usuário. Se você organiza os seus amigos em listas, o visual é parecido com a minha:
Opções do Feed de Notícias.
Opções do Feed de Notícias.
Clique na última opção da lista, “Editar opções…”. Uma janelinha sobreposta aparecerá na página. Ela se divide em duas caixas, a de baixo com os aplicativos e páginas que você bloqueou, e a de cima, com a configuração padrão do que deve ser exibido no Feed de Notícias.
Aqui, a coisa fica bem fácil. Por padrão, o Facebook deixa marcada a opção “Amigos e páginas que mais interagem com você”. Isso significa que ele oculta quem menos interage com você, mantendo o seu Feed de Notícias mais interessante e menos abarrotado. Para fazer com que tudo seja exibido (com exceção das página, perfis e aplicativos bloqueados, claro), mude a opção para“Todos os meus amigos e páginas”. Não se esqueça clicar em “Salvar”.
Feed de Notícias volta a mostrar tudo!
Feed de Notícias volta a mostrar tudo!
E se você recebeu o convite para o “evento” que dá a dica, não o repasse. É um uso incorreto e abre margem para uma deturpação completa da (ótima) ferramenta de Eventos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário